Como funciona
A rede de detectores de raios cósmicos
Nossa rede de deteção é formada por vários detectores de raios cósmicos
instalados em diversos locais do Brasil. Cada vez que um evento causado pela passagem de raios cósmicos pelo detector é registrado, os dados desse registro são enviados para um computador que armazena as informações
, o que chamamos de servidor
. Entre as informações enviadas estão o momento exato da passagem da partícula e quantos planos de deteção "enxergaram" a passagem dessa partícula. Também são enviados em intervalos de tempo determinados as coordenadas geográficas do detector, suas características (como o número de planos de detecção instalados e a orintação espacial desses planos), as condições ambientais como temperatura, pressão e umidade.





Créditos das Imagens: Projeto Raios Cósmicos nas Escolas
As estações de medidas
Para obter e enviar toda essa informação, o detector conta com alguns "computadores de bordo" ou micro-controladores
para processar e transmitir a informação. Para fazerem alguma coisa, esses micro-controladores precisam ser programados. O programa fica armazenado numa memória interna em cada estação e pode ser modificado (por exemplo, atualizado) de tempos em tempos.


Créditos da Imagem: Projeto Raios Cósmicos nas Escolas
O servidor central
O computador que recebe as informações das estações também é programado para executar tarefas específicas: o monitoramento da saúde de cada estação de medidas, o armazenamento dos dados em uma grande tabela (que chamamos de base de dados), e o ambiente de análise onde as atividades são desenvolvidas. Toda a informação trafega pela internet (cada vez que um raio cósmico é detectado a quantidade de informação não é muito grande, é mais ou menos do tamanho de uma figurinha de whatsup)
.


Créditos das Imagens: Projeto Raios Cósmicos nas Escolas
Acesso à documentação técnica
Para conhecer mais detalhes, clique aqui.
A documentação que descreve o funcionamento de todo esse sistema está disponível neste local.
A documentação do link acima é uma documentação técnica, escrita de especialistas para especialistas. Toda a documentação técnica está sendo escrita em inglês.
No link acima, a documentação está organizada da seguinte forma :
- Hardware
- Software
- Firmware
- Data format
- Server