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Apresentação

As propostas de ensino que estão sendo desenvolvidas se dividem em duas frentes diferentes. A primeira, são propostas voltadas para a educação formal, que acontece dentro das escolas. A segunda, são propostas voltadas para a educação não-formal, que pode ser promovida em outros espaços. Nos dois casos, o projeto engaja com a discussão contemporânea sobre os propósitos da educação científica. Nosso compromisso é engajar os alunos na Cultura Científica, apresentando essa maneira de observar o mundo a partir de aspectos teóricos e experimentais. Também esperamos que os alunos compreendam alguns elementos da Natureza da Ciência, contribuindo para uma forma adequada de lidar com o conhecimento científico presente na sociedade, tanto na tomada de decisões individuais quanto em sua participação democrática.

Educação Formal

As propostas de educação formal estão divididas a partir das mudanças do recente currículo paulista. Desse modo, há propostas para a Formação Geral Básica (aulas comuns a todos os estudantes do ensino médio), com um enfoque de educação através da ciência. Há propostas destinadas aos Itinerários Formativos (aulas para alunos que escolheram aquele Itinerário), com um enfoque mais de ciência através da educação. Discutiremos brevemente os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Sequência didática - Formação Geral Básica

Essa sequência didática é composta por um conjunto de doze aulas. Em um primeiro momento, buscamos engajar os alunos na investigação do mundo invisível, apresentando brevemente as principais instituições contemporâneas que a realizam. Posteriormente, buscamos ferramentas para a investigação, apresentando o conceito de interação a partir da física. Com isso, estamos prontos para mergulhar em uma das formas de investigar o mundo invisível: a pesquisa em raios cósmicos. Para ter uma visão panorâmica, entender o conceito de chuveiro de raios cósmicos é importante, podendo agora situar os alunos no que especificamente ele estará trabalhando. Com tudo pronto, os alunos estão preparados para lidar com o detector, que envolve as etapas de: entender os principais mecanismos de seu funcionamento, compreender a interação entre os múons e o detector e aprender os principais elementos associados ao tratamento de dados. Com isso, os alunos deverão elaborar um mini relatório científico de sua investigação. Após a vivência experimental, um segundo mergulho da interação é interessante: o que especificamente está ocorrendo na interação? A partir da perspectiva da física de partículas, buscamos investigar com uma “lupa” as interações que ocorreram no chuveiro de raios cósmicos, apresentando alguns conceitos da versão contemporânea da interação. Finalizamos então com uma atividade final sobre os aspectos teóricos e experimentais da física.

Em breve, apresentaremos aqui no site as demais propostas que estão em desenvolvimento.